Notícias que não serão notícias!

Cuba mantém alto Índice de Desenvolvimento Humano

O. FONTICOBA GENER
Cuba é o único país da América Latina que se encontra entre os 10 com melhores resultados em IDH na última década. Na verdade é a única nação com maior desempenho em desenvolvimento nesse aspecto, com um aumento de 2 anos na expectativa de vida e de cinco  na escolarização esperados.

Assim transcendeu a conferência de imprensa do Sr. Khalid Malik, Secretário Geral Auxiliar das Nações Unidas e novo Diretor do Escritório de Informe de Desenvolvimento humano.

O IDH tem três indicadores: vida longa e saudável (medida segundo a expectativa de vida ao nascer); educação (medida por taxa de alfabetização de adultos e a taxa bruta combinada de matriculas na educação primaria, secundaria e superior), e nível de vida digno (medido por PIB per capita).

Malik explicou que esse último indicador criado há duas décadas, considera o ingresso nacional bruto, embora não seja a razão principal nas análises, sendo também a qualidade da educação.
Khalid Malik informou que Cuba se encontra em um grupo com um alto Índice de Desenvolvimento Humano, e agradeceu o apoio multilateral prestado pelas Índias Ocidentais ao trabalho realizado no escritório que dirige.

Conforme anunciado, além da apresentação oficial da versão impressa do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2011 em novembro próximo, também é esperado  o lançamento desta publicação em Cuba.

Em termos de colaboração futura, Malik disse que eles estavam avaliando as possibilidades de trabalhar em conjunto com PNUD e as autoridades locais.

Tradução: Cuba Liberdade
Fonte: Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário