O presidente venezuelano, Hugo Chávez, destacou hoje a ajuda do governo cubano com o método educativo "Eu posso sim" [Yo sí puedo], ao cumprir-se o VI Aniversário da declaração da Venezuela como território livre de analfabetismo.
Durante uma chamada telefônica com os promotores do Grande Pólo Patriótico, reunidos no Teatro Teresa Carreño, o mandatário saudou "esse milhão e meio de compatriotas que aprenderam a ler e escrever, alguns com 80 anos e mais".
Chávez congratulou "Cuba Revolucionária, que pôs a nossa disposição seu método Yo sí puedo e toda a experiência de Fidel Castro e do povo cubano. Obrigado, Cuba; Obrigado, Fidel, neste aniversário".
Em torno disso, expressou que a Missão Robinson, também em seu sexto aniversário hoje, é "um exemplo do que se pode conseguir quando se assume coletivamente qualquer tarefa, por mais difícil que seja".
Recordou que, há seis anos, a Venezuela foi declarada território livre de analfabetismo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), devido à aplicação da Missão Robinson, que chegou aos lugares mais recônditos do país para oferecer a possibilidade de aprender a ler e escrever a pessoas que no passado não tiveram esta oportunidade.
Entre outras coisas, este programa contribui com a capacitação integral e presta apoio às iniciativas socioprodutivas dos estudantes, sem importar idade, sexo nem procedência. Inclui indígenas, reclusos, afrodescendentes, pessoas deslocadas forçosamente de suas terras, integrantes da Missão Negra Hipólita e pessoas com necessidades especiais.
Fonte: Solidários
Nenhum comentário:
Postar um comentário