Nações Unidas, 21 de setembro – Os presidentes de Paraguai e Guatemala, Fernando Lugo e Álvaro Colom, respectivamente, exigiram nesta quarta feira o levantamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos em seus discursos frente o plenário do 66º período da Assembléia Geral da ONU.
O presidente Lugo reafirmou que seu país votara mais uma vez a favor da resolução que demandem o fim do bloqueio, como vem fazendo sistematicamente em votações anteriores.
O presidente deplorou os efeitos do cerco de Washington contra o povo cubano, como conseqüência de leis impositivas que afetam o livre cambio e a pratica transparente do comercio internacional, e recordou que em cinco décadas de aplicação desta injusta política, o Paraguai vem expressando em diversas oportunidades sua oposição, como tem feito também os países da América Latina e do Caribe, reportou FL.
Explicou que esta pratica vulnera princípios do Direito Internacional, que a partir das Nações Unidas defendemos e buscamos garantir. Neste sentido, enfatizou, o Paraguai não reconhece em sua legislação a aplicação extraterritorial de leis internacionais que atentam contra a soberania de outros Estados.
Por sua parte, o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, reclamou ao governo dos Estados Unidos levantar o bloqueio contra Cuba, no qual – disse – derivaria em muitos atos favoráveis para ambos os países.
Fonte: Juventud Rebelde
Tradução: Cuba Liberdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário