Notícias que não serão notícias!

Apresentam na Rússia uma resolução contra o bloqueio estadunidense a Cuba

RÚSSIA, 23 de outubro de 2011. O grupo parlamentar de amizade com Cuba apresentou hoje uma resolução condenando o bloqueio econômico, comercial e financeiro estadunidense contra a Ilha, em uma cerimônia na cidade russa de Noginsk. O presidente do referido grupo legislativo, almirante Vladimir Komoedov, entregou o texto do documento ao embaixador cubano neste país, Juan Valdés, em um ato realizado na fábrica de ônibus Avtokalonka Número 15.

O documento assinado por todos os deputados do Grupo Parlamentar de Amizade com Cuba, composto por representantes de todas as frações políticas da Duma (câmara baixa do Parlamento) refere-se a necessidade de por fim a extraterritorialidade da lei Helms-Burton.

Durante os últimos 19 anos, os EUA ignoraram os pronunciamentos na Assembléia Geral da ONU e a esmagadora maioria da comunidade internacional contra o bloqueio econômico contra Cuba, em flagrante violação do direito internacional. O documento destaca ainda que o bloqueio dos EUA afeta todos os aspectos da vida do povo cubano, incluindo a saúde,  a cultura, a ciência, os transportes, a electricidade, as comunicações e a agricultura. A declaração também denuncia que os danos do cerco estadunidense contra Cuba superou os 975 mil milhões de dólares, cifra que leva em conta a  depreciação do dólar em relação ao ouro de 1961-2010.

O grupo parlamentar russo insta os Estados das Nações Unidas e legislativos do mundo a condenar o bloqueio aplicado pelos Estados Unidos contra Cuba por violar as normas do direito internacional, a por fim a essa medida e a  revogar a lei Helms-Burton. Os parlamentares manifestaram apoio aos pronunciamentos e resoluções da Duma, aprovados antes de 1994 para o mais recente, apresentado no ano passado. (Embacuba Cubaminrex-Rússia).

Tradução: Cuba Liberdade
Fonte: Cuba Minrex

Nenhum comentário:

Postar um comentário