Notícias que não serão notícias!

Abrem em Cuba colégios para segundo turno de eleições municipais


Havana, 4 nov (Prensa Latina) O segundo turno das eleições para vereadores começou hoje em Cuba em 136 dos 168 municípios do país, onde funcionam três mil 210 colégios eleitorais.
Desde às 07:00 hora local (12:00 GMT) os cidadãos vão às urnas em escolas, centros de trabalho e outras instalações onde estão publicadas as biografias dos candidatos em disputa e a lista de eleitores.
Esta eleição acontece hoje em 13 das 15 províncias do país, após ter sido postergada em Santiago de Cuba e Holguín, devido aos estragos sofridos nesses territórios orientais pelo furacão Sandy, fenômeno que em 25 de outubro atingiu a ilha.
Às 18:00 (23.00 GMT) os colégios fecharão, a não ser que situações imprevistas obriguem às autoridades a estender a jornada.
Segundo a Comissão Eleitoral Nacional (CEN), ao redor de 960 mil pessoas estão convocadas ao segundo turno, depois do primeiro realizado 21 de outubro passado.
As eleições deste domingo decorrem em mil 160 circunscrições (divisões a nível de município), onde naquelas votações nenhum dos candidatos superou a metade dos votos válidos emitidos.
Nesta ocasião, bastará a maioria simples para eleger aos vereadores ou delegados às assembléias municipais, mas se ocorrer empate será necessário uma nova rodada, como estabelece a Lei Eleitoral vigente em Cuba desde 1992.
O Conselho de Estado convocou às eleições gerais para eleger 14 mil 537 vereadores encarregados de conformar as 168 assembléias municipais. Previamente, em cerca de 51 mil reuniões de bairros realizadas sem todo o país de 3 a 29 de setembro, foram nomeados 32 mil 183 candidatos.
Após concluído este processo, o Conselho de Estado chamará às eleições para delegados às assembléias provinciais e deputados ao Parlamento, cargos para os quais serão fundamentais os vereadores antes eleitos.
 Fonte: Cubadebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário